Hoje, vamos falar sobre pontos muito importantes que podem vir a afundar o seu negócio se você não se atentar.
FINANCIAMENTO DE MÁQUINA
Muitas pessoas no início do projeto de negócio, por falta de capital, acabam por financiar as suas máquinas. De um modo geral o financiamento é algo positivo e que faz sentido dentro da lógica do investimento necessário para se construir um negócio, mas é importante ter noção do fluxo de entradas da sua empresa, para saber se é o suficiente para pagar o financiamento do seu equipamento. Um erro que muita gente comete logo de início é a compra de maquinário grande, sem uma demanda específica que supra todas as necessidades econômicas da máquina ou do seu negócio, por exemplo. No caso de uma demanda considerável, mas de itens pequenos, muitas vezes uma máquina de grandes dimensões como 3m x 2m não é necessária ainda, portanto, analise bem a situação da sua empresa e se for o caso, financie uma máquina de pequenas dimensões e potência não muito alta, mas que seja o suficiente para você cumprir todos os requerimentos dos clientes.
Em alguns casos, se você já conhece empresas como nós que produzimos cortes para nossos clientes, utilize-as o máximo possível antes de pensar em adquirir e financiar uma máquina própria. Em determinadas situações, é vantajoso se manter nesse método de produção por um bom tempo antes de partir para a busca da máquina própria.
CONCORRÊNCIA DOS PRODUTOS
Analise antes de entrar em um nicho de mercado, se existe uma concorrência grande e acirrada, afinal, se houver uma disputa de mercado muito grande, você precisará abaixar seu preço de venda e aumentar sua capacidade de produção, que não é o ideal. A ideia é utilizar o valor do seu produto, para crescer junto o preço de venda. O valor é o quanto a pessoa pensa que vale determinado serviço ou produto, já o preço é literalmente o dinheiro.
Um bom jeito de se destacar e fugir da concorrência é fazer pesquisas de campo, descobrindo assim o que o seu público necessita ou deseja, aprimorar os seus desenhos de produtos, utilizar materiais de boa qualidade e etc.
RESERVAS DE EMERGÊNCIA
Nos primeiros 2 anos de vida das empresas, cerca de 70% delas fecham e muito tem a ver com o fato de a empresa não ter reserva de emergência. Muita gente investe na empresa e quando o lucro retorna, pegam tudo para si, pensando no ganho próprio e não no investimento para um negócio próspero. Em situações como a que estamos passando de pandemia, é extremamente necessário que hajam reservas de emergência, para que por pelos menos alguns meses, você consiga pagar todas as dívidas e os custos de funcionamento.
O ideal é calcular quanto o seu negócio precisa para se sustentar por 3 meses, considerando uma média de gastos, ou seja, é só pegar quanto você costuma ter de gasto durante 1 mês e a partir daí, multiplicar por 3 e deixar esse dinheiro guardado para casos de emergência.
APARECER PARA OS CLIENTES
Uma forma de driblar crises econômicas e chamar a atenção é aparecer para o seu cliente, e quando falamos disso, não falamos sobre panfletos ou meios analógicos, mas sim nas mídias digitais. Por lá, com um bom conteúdo, você consegue chamar bastante a atenção do seu público e aparecer diversas vezes, criando mais oportunidades de chamar a atenção e fazer com que o seu alvo clique no seu anúncio. Todas as plataformas de um modo geral tem seu próprio meio de divulgar as empresas, tendo assim também, seu próprio ganha pão. E analisando superficialmente, não é necessário um investimento alto para começar a ver retorno.
PLANILHE SEUS GASTOS
Por último, mas não mesmo importante, é uma coisa básica mas que muitas empresas não fazem e por conta disso se endividam e não planejam seus passos com precisão. O importante de planilhar seus gastos é ter uma noção total de movimentações financeiras, para que você consiga tomar suas decisões sem achismos e sim baseadas em números. No começo do negócio, é ideal que seu custo fixo seja baixo, porque em momentos de crise, com o custo fixo alto, isso pode causar o fim do seu negócio.
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